Investigador (s): Zeferino Ugembe

Financiador (s): Prof Doutor Marcelino Liphola

Período: 2015 - 2017

Abstract:

O presente trabalho examina o tom nos tempos verbais em Ximhandla, uma variante dialectal da língua xitshwa falada no distrito de Vilankulu, província de Inhambane.

O estudo fundamenta-se no facto de não existirem ainda trabalhos que descrevem, quase na totalidade, a função do tom nas línguas moçambicanas, comparativamente com as outras línguas bantu faladas em países vizinhos, tais como Xhosa na África do Sul (Ham 1996), Shona no Zimbabwe (Myers 2000), siSwati na Suazilândia (Bradshaw 2003), Yao na Tanzania (Odden 1998), Setswana no Botsuana (Creissels 1998), apenas para citar algumas línguas. 

Observando o funcionamento de verbos em diferentes tempos, algo sugere que o tom desempenha um papel relevante na gramática da língua xitshwa. A escolha do tema foi motivada pela necessidade de responder às seguintes perguntas: (i) Xitshwa é ou não uma língua tonal? (ii) Se for, que evidências linguísticas permitem afirmar que Xitshwa é uma língua tonal? Em suma, a questão central, que constitui problema da presente pesquisa é saber quais são os processos fonológicos que determinam os padrões tonais a nível da estrutura de superfície, no domínio verbal.